top of page

Investigando os desafios e oportunidades do cultivo de eucalipto para a produção de biomassa vegetal no Cerrado

Pesquisadores do Projeto Cerrado vão ao Goiás para conhecerem mais sobre os processos da Cadeia do Eucalipto na região, e são recebidos pela empresa Gelnex, que compartilhou sobre suas práticas e dinâmicas para gerar energia limpa para suas fábricas.


O Projeto Cerrado deu mais um passo no estudo das cadeias agroindustriais e suas práticas produtivas, com uma viagem do grupo de pesquisadores do Projeto e técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ao interior do estado de Goiás, nos dias 25 e 26 de abril. Esta visita técnica teve dois destinos: o município de Nazário, onde está instalada uma das fábricas da Gelnex, e Anicuns, cidade próxima onde está localizada uma das florestas de eucalipto mantidas pela empresa.


A Gelnex é uma referência nacional na produção de gelatina. Mas o interesse do Projeto Cerrado não está exatamente neste produto final, mas sim na fonte de energia utilizada nas fábricas da empresa: a biomassa de eucalipto, hoje considerada a principal alternativa sustentável para geração de energia para indústrias no Brasil.


Em Nazário, o grupo foi recebido na tarde da quinta-feira, na sede da empresa, pelo engenheiro florestal Rodrigo Oliveira e pelo coordenador administrativo Leonardo Félix. Eles apresentaram a história e o trabalho da Gelnex, com especial atenção aos processos de geração de energia a partir do cavaco, madeira do eucalipto transformada em pedaços que alimentam as caldeiras a vapor da fábrica, e que hoje é a principal fonte energética da empresa.


Nesta ocasião, os pesquisadores e técnicos também visitaram o espaço onde a madeira é armazenada e triturada, e conheceram a estrutura tecnológica utilizada para levar a biomassa para as caldeiras.





Comments


bottom of page